terça-feira, 13 de abril de 2010

Cineclube Pedro Veriano abre as portas para o cinema brasileiro


Nesta terça-feira, 13 de abril o Cineclube Pedro Veriano abre as portas para o cinema nacional e exibe dois premiados filmes da recente safra brasileira, “Fractais Sertanejos” de Haroldo Cavalcanti e “Cão Sem Dono” de Beto Brant e Renato Ciasca.

Primando pela Lei do Curta, a sessão desta terça-feira vai apresentar o filme “Fractais Sertanejos”, produção cearense de 2009, vencedora do prêmio de Melhor Filme no Festival de Londrina (PR). Comentado pelo diretor de fotografia e vice-presidente da ABDeC-Pa, Bruno Assis, “Fractais Sertanejos” conta a história de um operário da construção civil que se descobre artista ao sair de um coma, esculpindo obras abstratas que denomina "TudoeNada", semelhantes aos fractais estudados na física e na matemática do caos. O curta dirigido por Heraldo Cavalcanti tem 19 minutos de duração e abrirá a sessão do dia 13 de abril.



Já “Cão Sem Dono”, é uma ficção de 2007, dirigida por Renato Ciasca e Beto Brant, o mesmo de “O Invasor”.

Baseado no romance de Daniel Galera, “O Dia em que o Cão Morreu”, o longa que se passa em Porto Alegre, conta a história de Ciro, jovem desmotivado e sem planos e que trabalha (de vez em quando) fazendo traduções literárias, quando conhece Marcela, jovem que foi para a capital rio-grandense na tentativa de ser modelo.

Ao contrário de Ciro, Marcela é cheia de planos e sonhos. Depois que ele é atropelado por uma motocicleta, Marcela passa uma temporada no seu apartamento. Um dia, ela aparece para dizer que ficaria muito tempo longe, porque está com câncer e talvez nunca mais se vissem. Diante desta situação, Ciro se desespera e perde o pouco do equilíbrio emocional que tinha, caindo no alcoolismo.

Este é o quinto filme da carreira de Beto Brant, que a partir de então contou com a parceria de Renato Ciasca em suas direções e roteiros. O filme recebeu os prêmios de melhor atriz para Tainá Muller no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, e Cine Pe – Festival do Audiovisual; além de melhor filme no mesmo Festival, ambos em 2007. Também recebeu o prêmio de melhor ator para Roberto Oliveira no Festival Elcine do Encontro Latino Americano de Cinema de 2008. Neste mesmo ano foi eleito pela Associação Paulista de Críticos de Arte como tendo o melhor roteiro.

O Cineclube

O Cineclube Pedro Veriano é uma parceria da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará (ABDeC-Pa) com a Fundação Curro Velho, através do projeto do Governo Federal Cine Mais Cultura.

Por se tratar de uma iniciativa da ABDeC-Pa, entre suas prerrogativas está a predileção por filmes em curta-metragem (antes dos longas), documentários e produções brasileiras. O Cineclube conta ainda com a parceria da APCC – Associação Paraense dos Críticos de Cinema, que uma vez por mês promove uma sessão em seu espaço.

As sessões do Cineclube Pedro Veriano são sempre às terças-feiras as 18h30, na Casa da Linguagem que fica na Avenida Nazaré, esquina com Assis de Vasconcelos.

Seguidores