terça-feira, 6 de julho de 2010

Música para os olhos no cineclube Pedro Veriano

Manguebeat, punk, música caipira e clássica estão entre os temas dos filmes em exibição


Música é uma expressão sem fronteiras. Raul de Souza (“Viva Volta”) percorre o mundo com uma saudade que se traduz de forma lírica no som do trombone. Por isso, documentar som e transformar em imagem é um desafio estimulante, que versa sobre as próprias raízes culturais de um realizador ou de seu país. No Brasil, a musicalidade ressoa desde os tempos da Atlântida, nas animadas chanchadas onde tudo acabava em carnaval. O Cinema Novo soube usar a trilha de uma maneira inovadora, além de registrar os gêneros musicais em voga. Aí chegamos a sucessos recentes como Cazuza, Nelson Freire e Dois Filhos de Francisco, biografando representantes da música popular do Brasil. Faz parte de nossa vida, e a de tipos como
Christiano Câmara (“Rua da Escadinha 162”), um pesquisador-colecionador cearense apaixonado pelas sonoridades produzidas nesse país.



Nesta terça-feira a ABDeC-Pa e a Fundação Curro Velho, dentro do ponto de exibição Cineclube Pedro Veriano, apresentam uma coletânea da Programadora Brasil, com expressões de alguns gêneros bastante díspares, evitando generalizar a música, indo de um enfoque etnográfico da música interiorana (“Seu Minervino e a Viola Caipira”) à influência estrangeira do punk e sua adoção como lifestyle (“Pânico em SP”), para finalizar na saudável mistura eclética e contemporânea do manguebeatpernambucano (“O Mundo é Uma Cabeça”). Esses retratos servem para afirmar o valor da musicalidade brasileira, adorada nos quatro cantos do mundo, seja pela qualidade sonora ou a diversidade de gêneros.


Filmes:


O Mundo é uma Cabeça (Bidu Queiroz e Cláudio Barros, PE, 2004);
Pânico em SP (Cláudio Morelli, SP, 1982);
Rua da Escadinha 162 (Márcio Câmara, CE, 2002);
Seu Minervino e a Viola Caipira (Pedro Dacosta Lyra, RJ, 2005);
Viva Volta (Heloisa Passos, PR, 2005).

Sobre o CCPV - O Cineclube Pedro Veriano é um ponto de exibição mantido através da parceria da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará (ABDeC-Pa) com a Fundação Curro Velho, por meio do projeto do Governo Federal Cine Mais Cultura.
Por se tratar de uma iniciativa da ABDeC-Pa, entre suas prerrogativas está a predileção por filmes em curta-metragem (antes dos longas), documentários e produções brasileiras. O Pedro Veriano conta ainda com a parceria da APCC – Associação Paraense dos Críticos de Cinema, que uma vez por mês promove uma sessão em seu espaço.
As sessões do ponto de exibição Cineclube Pedro Veriano são sempre às terças-feiras as 18h30, na Casa da Linguagem.

SERVIÇO
Sessão Documentários Musicais, nesta terça-feira, 06/07/2010, 18h30, no ponto de exibição Cineclube Pedro Veriano, que fica na Avenida Nazaré, prédio da Casa da Linguagem, s/n, esquina com Avenida Assis de Vasconcelos.

Seguidores