terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cineclube Pedro Veriano apresenta Mostra Sérgio Péo

No mês de seu primeiro aniversário, o Cineclube Pedro Veriano leva para a tela uma mostra de documentários sobre o Pará e o Brasil.


Depois de apresentar alguns de seus filmes na Mostra ABD da Amazônia Legal, durante o Amazônia Doc.2, o cineasta paraense Sérgio Péo, leva agora quatro documentários em curta-metragem para o Cineclube Pedro Veriano, na Casa da Linguagem, nesta terça-feira, dia 16/11. A programação é

gratuita e começa às 18h30.


Trabalhando basicamente com documentários e cinema de arte, o paraense Sérgio Péo, é também um dos fundadores da Associação Brasileira de Documentaristas do Rio de Janeiro, onde mora desde 1972. Conhecido por fazer uma série de filmes em Super-8 e 16mm na década de 70, dentre eles o premiado “Rocinha Brasil”, Péo abriu a Mostra ABD da Amazônia Legal na sexta-feira, 5, com o filme “Nanderu, panorâmica tupinambá” (1991), melhor filme no Rio Cine Festival.


A Mostra Sérgio Péo apresenta quatro dos mais importantes filmes do cineasta, com temas que tratam de questões indígenas, favela e cinema. O cineasta paraense e produtor da ABDeC-Pa, Rogério Parreira, vai apresentar cada filme e conduzir um bate-papo com os presentes ao final das exibições.

Veja abaixo a programação completa.

Mostra Sérgio Péo

Rocinha Brasil 77 (18 minutos – 16/35mm) Sinopse: Investigação sobre hábitos e qualidade de vida da maior favela da América Latina. A câmera passeia, enquanto em off, ouve-se reflexões de moradores sobre questões do dia-a-dia da comunidade.

Ñanderu, Panorâmica Tupinambá (10 min/35mm)Sinopse: Resgate poético da memória de nossos antepassados Tupinambá. Considerados extintos ainda no século XVI. O filme conta com o depoimento de Verá Miri, Cacique/Pajé da tribo Guarani Mimbiá.

Marajó, O Movimento das Águas (20 min/35mm)Sinopse: Filme iniciado em 1991, interrompido, por problemas técnicos e finalizado em 2010. A câmera percorre as margens do Amazonas, focando a diversidade da flora virgem. Caminha entre trilhas de gravetos culminando com a marcha folclorica dos ritmos marajoaras. O filme é uma homenagem a professora Lindalva Caetano, pesquisadora do Folclore Marajoara.

Cinemas Fechados (12min/35mm) Sinopse: Manifesto poético, denunciando o boicote ao cinema brasileiro enquanto reflexo da nossa cultura, exaltando o esforço dos artistas, autores e técnicos pela sua sobrevivência.

Sobre o Ponto de Exibição - Cineclube Pedro Veriano

Parceria entre a Fundação Curro Velho e a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas Seção Pará – ABDeC-Pa, através do Programa Cine Mais Cultura do Governo Federal, o Ponto de Exibição - Cineclube Pedro Veriano, foi fundado em novembro de 2009 e desde então suas exibições ocorrem todas as terças-feiras, sempre às 18h30, na Casa da Linguagem.

Seu nome é uma homenagem a um dos mais importantes críticos do cinema paraense, Pedro Veriano, que entre outras obras publicou “Cinema no Tucupi”, onde retrata a história do cinema no estado.

Primando pelo documentário e curta-metragem o Ponto de Exibição Cineclube Pedro Veriano, já exibiu mais de 200 obras audiovisuais, entre curtas, médias e longas. Em março de 2010, foi realizada no local a I Mostra ABDeC-Pa, onde o público elegeu 06 filmes para ser compilados numa caixa de dvd, distribuída para as ABDs de todo o país.


Serviço

Mostra Sérgio Péo

Sessão terça-feira, dia 16, às 18h30, no Ponto de Exibição – Cineclube Pedro Veriano, na Casa da Linguagem, que fica na Avenida Nazaré, 33, esquina com Assis de Vasconcelos. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores